terça-feira, 31 de maio de 2011

"Perguntas"

A ideia que mais gostei é "A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade expandida e a mais viva durante a infância e a adolescência, que com freqüência a instrução extingue (...) ". Edgar Morin
" fio de Ariadne"
Voltado para a sala de aula exprorando a resolução de um problema que se pode proceder de diversas maneiras óbvias (como exemplo: um labirinto físico, um quebra-cabeça de lógica ou um dilema ético), através de uma aplicação exaustiva da lógica por todos os meios disponíveis. É o método singular utilizado que permite seguir completamente pelo vestígios das pistas ou assimilar gradativo e seguidamente uma série de verdades encontradas em um evento inesperado, ordenando a pesquisa, até que atinja um ponto de vista final desejado. Este processo pode assumir o método de um registro mental.

Um comentário:

  1. Oi Aline
    Sim, quando nossos alunos questionam, estão criando, estão produzindo, estão aprendendo. Não estão apenas repetindo. Gostei de sua reflexão.
    Abçs
    Régia

    ResponderExcluir